O email como importante meio de comunicação com seus clientes.

A algum tempo só se fala em redes sociais, é lá onde tudo acontece, onde as pessoas se encontram e deixam de se encontrar, é lá onde sorteiam ipads, onde acontece concursos culturais e etc.

Empresas tem adotado esses ambientes como principal meio de comunicação digital, trocando seus websites por páginas no facebook como por exemplo. Não julgo como uma escolha equivocada, pois a maioria das campanhas digitais que temos ouvidos acorrem lá mas será este o ambiente que mais gera negócios? Será este o ambiente onde você conversa “pessoalmente” com seu cliente? É lá que ele esta?

Existem muitos outros meios de comunicar sua marca na internet, que não as redes sociais, e hoje falaremos do arcaico e-mail!

Perdendo a crença no e-mail

Muitas pessoas dizem que o e-mail está morrendo, a maioria dos jovens não se comunica através do email e as redes sociais cada dia ganha mais força.

Um case interessante que exemplifica o poder das redes sociais é o do reveillon fora de época em Curitiba, onde jovens iniciaram um camapanha dentro do facebook organizando um reveillon foram de época em uma praça da cidade.

O evento sem nenhum estrutura, sem comércio de bebidas e sem nenhuma programação artística reuniu em um dia de semana qualquer cerca de 10.000 pessoas, na maioria jovens, vestidos de branco  e prontos para fazer a contagem regressiva para o início de um ano novo!

Email Ainda é um ótimo negócio

Essa é uma história antiga mas vamos lá. O e-mail é uma forma de comunicação muito antiga, até mais antiga do que a internet que conhecemos hoje.

A primeira mensagem de e-mail foi envia em 1973 enquanto a internet só começou a se desenhar em 1980 e não era nada parecida com a internet que vivemos hoje.

Quem navegava nos anos 90’s tem noção de toda evolução que vem ocorrendo, mas o interessante com relação ao e-mail é que o padrão de mensagens escritas nos anos 70 é o mesmo utilizadado hoje.

Outro ponto a favor de que o email está vivo é o fato de que em uma pesquisa estadunidenses foi constatato que cerca de 39% das usuários da internet não tinham contato com redes sociais como facebook, twitter etc. enquanto apenas 6% das pessoas nunca tinham enviado ou recebido uma mensagem de e-mail.

Email nosso RG Digital

Pessoas em geral possuem até duas contas de e-mail em média e com elas se cadastram nos demais serviços como as próprias redes sociais.

Caso você não tenha um email, o que é muito dificil hoje em dia para um usuário da internet, será impossivel se cadastrar em qualquer rede social, ou comunidade na internet.

Também é verdade que as redes sociais já disponibilizam ferramentas para login através do perfis sociais mas até aí você precisa de um email para construir esses perfis sociais.

Email… todo mundo tem!

Email, um recurso cobiçado

O que vimos hoje é que empresas de e-commerce sabem trabalhar muito bem com o email através de e-mails marketing de promoções exclusivas, promoções relampago, e queima de estoque. Eu mesmo assino vários newsletter das principais empresas de e-commerce a fim de realizar alguma boa compra de oportunidade.

Boatos que o e-commerce atinge um ROI em e-mail marketing  próximo a US$ 55,00 por cada dolar investido. O que acontece é que existe um engajamento muito grande por parte dos usuário para fazer parte de listas de newsletters ou email marketing, onde acontece cerca de95% de Opt-in contra apenas 15% de Opt-in no facebook.

Ou seja, listas de emails ou newsletters é um canal mais ativo entre pessoas e marcar ou produtos.

Em finanças, o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido.

Opt-in corresponde ao conjunto de regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só são enviadas para aqueles que expressem, prévia e explicitamente, o seu consentimento.

Vantagens e desavatagens.

  • Spam

A maiorias do clientes de email utilizam de algaritmos para identificar mensagens indesejadas e por isso pode acontecer de sua mensagem não chegar ao seu destino final.

Para contornar isso pode ser gasto algumas horas de codificação amigável aos principais clientes deemail utiliza. Esse empenho pode encarecer sua ação ou campanha.

Existem ótimas ferramentas para validações de códigos html para email, mas se você não tiver familiaridade com códigos html e afins não é recomedado você experimentar justamente em uma conversa direta com seus clientes ou prospects. Mais adiante irei apresentar algumas soluções em que não é preciso se preocupar com isto.

  • Difusão de conteúdo

Considerado uma desvantagem a falta de difusão do email é um fator que inibe muitas campanhas através deste meio de comunicação.

O email é uma comunicação direta de caráter pessoal e dificilmente uma mensagem é repassada ou encaminhada para os amigos. Cabe a nós tirarmos vantagens dessa comunicação mais pessoal.

  • Apresentação

Uma vantagem muito grande é o suporte a mensagens html que vendem muito mais através de  fotos. Um bom design em seu email marketing pode sim levantar sua credibilidade e consequentemente o aumento de suas vendas.

Faça você mesmo.

Sempre indico a um empresário ou empreendedor que  procure por profissionais para realizar seus serviços, mas também entendo que muitas vezes isso não é possível.

Recomendo uma ferramenta que poderá resolver alguns dos seus problemas para o envio de um email marketing.

O MailChimp é uma otima ferramenta para criacão de sua ação de email marketing. Com ele você pode GRATUITAMENTE enviar até 12.000 emails por mês para até 2.000 inscritos e com a vantagem de possuir códigos amigáveis aos principais clientes de email do mercado e ferramentas de mensuração da campanha. Para que tem um perfil investigativo vale a pena dar uma olhada.

Outro conjunto de dicas muito importante para a construçãode uma camapanha de sucesso é:

  • Levar uma mensagem ao cliente;
  • Linkar conteúdos externo ao seu email. Fazer com que o usuário posso se aprofunda na mensagem que lhe foi enviada;
  • Construir uma rotina regular de e-mails, seja ela diária, semanal ou mensal;
  • Ser pessoal, converse com seu cliente. Afinal você esta batendo na porte dele. Trate-o com respeito.

 

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