Identidade Corporativa, Seis Elementos para formar a sua.

Design e a Identidade Corporativa

A definição de Design ainda é um pouco difícil. Temos um amplo número de definições; Um projeto de design não se refere apenas ao design gráfico, mas também ao planejamento estratégico e está presente em diferentes ambientes como na engenharia, arquitetura, identidade corporativa e também em webdesign.

Isto significa que design não é apenas de natureza gráfica ou representação artística visual, mas também o Planejamento de processos para atingir determinados objetivos.

Para alcançar o sucesso grandes corporações incorporam o design em setores que necessitam de estratégia. Isto significa que quando falamos do Design de identidade Corporativa falamos do desenvolvimento de estratégias para a fixação da identidade da sua empresa.

Para que o processo de desenvolvimento da identidade corporativa tenha sucesso, precisamos de dois elementos principais que podem ser subdivididas em um total de seis elementos:

  • Design, como representação gráfica (logo, tipografia, cores), e
  • Estratégia (marca, qualidade, cultura).

Logotipo

Erroneamente o logotipo é confundido com a marca ou até mesmo logomarca, enquanto logotipo é apenas uma das representações da estratégia da marca da empresa. O logotipo é criado ou projetado para um RECONHECIMENTO imediato pelo PÚBLICO.

Muitas vezes o logotipo não vem acompanhado de nenhum corpo tipográfico, apenas o símbolo, e mesmo assim é reconhecido pelo público. Nike e Shell é um bom exemplo disso.

Logotipo Nike e Shell.

Os exemplos dados acima possuem uma solução de design simples e clean mas suficientes para vestir todo o valor que a MARCA deposita sobre o logotipo.

Tipografia

Este elemento acreditamos ter o mesmo poder do logotipo na identidade corporativa das empresas. A tipografia precisa ser clara, simples e objetiva. Ela estará presente nas mais diversas mídias e sempre com ótima legibilidade.

Um bom exemplo de simplicidade é a fonte Helvetica, com mais de 50 anos ela ainda é a preferida entre designers por sua simplicidade e sofisticação. Uma cinquentona pau para toda obra!

Grandes empresas, multinacionais tendem a usar fontes sem serifas, as chamadas Sans-Serif, mas isso não é regra. Empresas mais conservadoras aproveitam-se das fontes serifadas como as Times New Roman para levar sua mensagem ao seu público.

Delivery FedEx, Identidade Corporativa facilmente reconhecida.

Furgão FedEX utilizando a Helvetica.

Quando entramos em um ambiente digital a preocupação com a tipografia é a mesma. A diversidade de dispositivos, tamanhos de telas e navegadores se tornam variáveis severas no desenvolvimento de um website e devem ser levadas em conta já no desenvolvimento da tipografia da sua empresa.

Um outro ponto a ser mencionado é a relação da sua empresa com usuários portadores de necessidades especiais que só podem ler o seu site com ajuda de um leitor de tela. É indispensável que o desenvolvedor do seu site adicione textos alternativos em todas as imagens presentes em seu website.

Cores

Ao se trabalhar as cores em uma Identidade Corporativa os designer devem considerar diversos fatores como os culturais e regionais do público e da empresa.
Realizar um estudo de combinações de cores, seus significados e seus aspectos psicológicos é fundamental para uma ótima representação da filosofia da empresa.

Pesquisas revelam que todos os seres humanos fazem o julgamento nos primeiros 90 segundos baseando-se apenas na cor. Isto demonstra o importante papel das cores na Identidade Corporativa da sua empresa.

Par formar combinações de cores harmônicas existem diversas ferramentas online. Nós da Plastika Studio Design utilizamos o Adobe Kuler para formar nosso conjunto de cores.

Adobe Kuller
Tela do aplicativo Adobe Kuler

Marca

Marca é a definição do que uma empresa representa. O nome de uma empresa faz parte de sua marca assim como seu logotipo e a postura em seu atendimento. O valor da marca reflete como a empresa é percebida pelo público, como ela se difere no mercado.

A marca não é escolhida, e sim percebida pelo público. Para a formação da marca a empresa precisa ter sua filosofia bem definida, assim como seus processos, organização, imagem, etc.

A credibilidade constrói uma marca forte e motiva seus clientes.

Qualidade

A qualidade é um dos elementos mais importantes em uma identidade corporativa. Ela define as políticas, procedimentos e responsabilidades para com seus usuários. Uma empresa que oferece produtos ou serviços de qualidade tem uma grande chance de trazer um usuário de volta não apenas uma, mas várias vezes.

A qualidade deve ser refletida em todos os aspectos de uma empresa : como ele faz negócios, o tipo de produtos ou serviços que produz, como ele lida com seus prospects e clientes. E o mesmo serve para como um projeto web deve ser desenvolvido.

Veja abaixo o site da empresa Casas Bahia em 2008. Nota-se claramente que a empresa não acompanhou a evolução da internet e se apresentava de maneira inconsistente no ambiente digital. Hoje a empresa se profissionalizou neste setor.

Site Casas Bahia em 2008
Site da Casas Bahia em 2008.

Cultura

A cultura é o gosto, costumes, conhecimentos e valores que são compartilhados por seus clientes. Ter comunidades formadas em torno de seus produtos ou serviços, não significa necessariamente que estas comunidades têm uma cultura saudável. De fato, uma cultura ruim pode arruinar a reputação de uma empresa assim como uma cultura positiva pode atrair cada vez mais pessoas a essa comunidade.

Um bom exemplo de empresa com cultura negativa é a Microsoft com suas políticas empresariais nem sempre bem aceitas por muitos dos seus clientes e que acaba alimentando uma comunidade negativa. Por outro lado, a Apple criou uma comunidade positiva e saudável para seu negócio expressada por toda a expectativa criada antes do lançamento dos seus produtos. Pense nas filas espalhadas pelo mundo horas antes de um lançamento Apple.

Fila pré venda Apple

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Design