Reunindo Equipes Diariamente

Todos conhecem aquelas pequenas reuniões esporádicas onde o principal objetivo destas é, quase sempre, resolver problemas. Este modelo de reunião torna-se nocivo, porque sua convocação tem como ata um plano de contingência para uma crise em alguma ação que já extrapolou os limites da pressão e dos riscos. Nestas reuniões, alguns convocados preparam-se para uma pequena batalha munindo-se de desculpas e ataques aos colegas, minando o relacionamento interpessoal da equipe. Mesmo prejudicial  em alguns aspectos, estas reuniões são de suma importância para satisfazer os desejos dos clientes.

Ainda assim, existem alternativas para que estas pequenas reuniões mantenham o foco no cliente e agregue experiências importantes para aumentar a coesão e a cumplicidade da equipe. Uma alternativa é a Reunião Diária que ocorre no início ou no fim do dia, com um pequeno tempo de duração e entre poucas pessoas. Por exemplo, numa reunião diária podem ser discutidas todas as tarefas que não foram completadas no dia anterior, relembrar responsabilidades delegadas para o dia corrente, novidades para comunicar aos clientes, mudanças de preços, lembrar e dar os créditos as vitórias do dia anterior e, ainda agradecer os colegas que ajudaram nos problemas oferecendo ajuda nas tarefas mais complexas que provavelmente ocorrerão no dia.

Uma reunião com este espírito é muito simples e em vários casos pode ser realizada sem a menor dificuldade. Entretanto, desculpas como “não temos nada para discutir hoje” ou “esta reunião não serve para nada” podem parecer verdade para aqueles que não possuem sensibilidade suficiente para identificar as mudanças concretas e positivas.

Empresas que realmente querem encantar tanto seus clientes quanto seus funcionários, sabem que devem conhecê-los cada vez mais profundamente para assim, sanar todos seus desejos. Para tanto, é necessário que a equipe esteja unida para conhecer suas virtudes e suas carências, e assim encontrar soluções para vencer as dificuldades do dia a dia.

Tenha sempre em mente que uma equipe sincronizada passa a imagem de confiança para os clientes.

Detalhes

Category

Empreendendo