26 de Janeiro de 2012
Os erros mais comuns na criação de logotipos para empresas.
Criação de logotipos. Com a grande visibilidade que a internet traz e o volume de informações presente na rede, é importante que sua empresa se destaque perante as outras e isso deve acontecer pelo reconhecimento do seu logotipo, seu cartão de visitas. Neste texto falaremos sobre os 10 erros comuns na criação de logotipos para empresas.
Ser projetada por um amador
O primeiro grande erro ao criar o logotipo do seu negócio ou produto é contratar um amador para realizar este serviço. É bem provável que ele cometa alguns se não todos os erros listados abaixo.
Uma empresa deve dar o devido valor a representação da sua marca, isso começa na escolha de suas instalações, uniformes, postura comercial e deve ir até o seu logotipo.
Trabalhando com identidade corporativa a anos, vemos que isso esta longe de ser o caminho seguido pela maioria dos empresários.
Os pontos mais comuns que levam a escolha de um amador para criar sua logo são:
- Produzir uma logo rapidamente para economizar dinheiro e tempo.
- Algum amigo ou amigo do amigo afirma levar jeito com “essas coisas”.
- Resolver tudo rapidamente em uma gráfica copiadora.
- Facilidade de comprar um logotipo na internet já “desenvolvido”.
Se o empresário caminhar por qualquer um desses pontos listados acima, verá um resultado desastroso. Se o seu logotipo parece amador ou imaturo, sua empresa também transparecerá esta imagem.
Veja algumas vantagens de se contratar um serviço profissional na criação da indentidade corporativa da sua empresa.
- Criação única e memorável.
- Não terá problemas em reproduzi-lo.
- Longevidade de seu logotipo será muito maior.
- Seu logotipo terá um visual profissional.
Utilizar de tendências de estilos
Isso acontece muito com pessoas que apenas dominam tecnicamente o software e não tem nenhum fundamento criativo.
Seu logotipo deve ser atemporal, isso não quer dizer que irá usar sua marca por uns 70 anos, mas acredita-se que sua marca deve ser vista daqui a 10 anos e não ser tachada como brega.
Evite as tendências, pois elas são muito utilizadas e saturadas. Na criação de logotipo espera-se por uma representação fiel da sua empresa, com a personalidade da sua empresa.
Usar imagens achatadas
Esse é um problema técnico muito comum. A falta de habilidade com softwares ou até mesmo cópia de elementos gráficos de terceiros forçam a produção de imagem achatadas ou rasterizadas, que não podem ser redimencionadas sem perda de qualidade. Assim você acaba com apenas uma ilustração do seu logotipo que não poderá ser aplicada em um uniforme, por exemplo.
Não precisar ser treinado para identificar em uma visita a uma empresa que o logotipo presente no cartão de vistas não combina com a placa de sinalização interna.
A falta de continuidade na identidade corporativa reflete a falta de planejamento da empresa por isso exija um manual de reprodução do logotipo, assim como arquivos fontes das artes presente na identidade visual.
As principais vantagens da criação de logotipos possuir arquivos fontes para reprodução da marca:
- Redimensionamento da arte sem perder qualidade.
- Edição do logotipo para eventuais mudanças ou redesign se torna muito mais fácil.
- A possibilidade de adaptar seu logotipo para outras mídias.
Elementos gráficos provenientes de Banco de Imagens
Muitas das imagens na internet são gratuítas mas utiliza-las como parte do seu logotipo não é permitido.
Você poderá ter poblemas com direitos autorais, não poderá registrar o logotipo, pois não é um trabalho autoral.
Quando um profissional ou empresa especializada na criação de logotipos desenvolve um trabalho, ele deve ser único, original e deve ser licenciado exclusivamente ao cliente.
Criar para você mesmo
Logotipo não é tatuagem! Ele não deve ser feito para você.
O logotipo deve ser desenvolvido para seus clientes. Não deve responder aos desejos do dono ou do designer. Nada de marca registrada do artista ou algo do tipo.
Alta Complexidade
Isso tem a ver com a relação entre complexidade e tamanho.
Muitas vezes as marcas são cheias de pequenos detalhes que o cliente exija que tenha, pois representa uma coisa ou outra, mas quando colocada em um tamanho reduzido o logotipo se torna apenas uma mancha. Aí se vai toda e qualquer mensagem que o logotipo queira passar. Adeus, estrelas, amuletos, brincos e penduricalhos.
Para a criação de logotipos o design deve-se levar em conta que a simplicidade e objetividade da marca. Deve atender a maiorias das pessoas e funcionar em todas as mídias possíveis.
Lembre-se disso quando for aprovar o seu logotipo.
Depender de constrates de cores.
O designer deve trabalhar o logitpo inicialmente de uma forma monocromática, ou ainda em preto e branco, pois as cores não devem afetar no desenvolvimento do logotipo.
Isso deve ser levando em conta até mesmo no processo da empresa. Em algum momento do desenvolvimento o logo deve ser aprovado pelo cliente em preto e branco, para que ele tenha certeza se a forma lhe agrada, independente das cores.
Muitas vezes um bom logo não é aprovado pelo cliente por não simpatizar com a cor apresentada.
Erros tipográficos
A escolha de um tipo ou fonte utilizada no logotipo é fundamental para o sucesso da marca.
A má escolha pode torna seu logotipo em um desastre. É importante que o profissional tenha estudado os conceitos das categorias de fontes, mas o fundamantal é que assim como o todo, as partes de um logotipo devem expressar a essência ou conceito da sua empresa.
Carnaval das fontes
A escolha da fonte ou até mesmo a criação de tipos originais para seu logotipo é uma parte muito importante no desenvolvimento do logotipo de uma empresa.
Além de errar na escolha de fontes pobres ou que não representam em nada a empresa cliente, muitas vezes é utilizada um número maior que o necessário de tipos de fontes na realização do logotipo.
Na prática vimos que dois tipos de fontes são mais que necessários para a tipía do seu logotipo.
Logotipo com tiragem mínima de 1000 unidades.
Sua empresa é igual aos outras? mesmo endereço? mesmas pessoas, mesmos serviços? a resposta é sempre NÃO.
Se você encontrar uma logo identica a sua, sua logo não funciona, pois ela deve ser a expressão real do seu negócio único. Para cada logo repetida existe um trabalho falho.
Comentários